Não sei

Porque razão a ciência é usada como baluarte do ateísmo? Quando sou confrontado com o facto do ateísmo assentar na crença de que a ciência explica tudo, logo, não preciso de Deus para nada, fico desolado.

Porquê? Bom, é que fazer ciência faz parte do meu trabalho e não sou ateu.

Uma vez escrevi que o ateu é para a mim a prova da existência de Deus. A razão deve-se ao facto de acreditar num Deus que nos faz livres, logo, se não houvesse alguém que o rejeitasse no mundo, eu estaria em sérios sarilhos. Ateus havemos sempre de os ter, "graças a Deus"! O problema é justificar um ateísmo com base no conhecimento científico, como que fosse propriedades dos ateus, e não na "crença" que – simplesmente – realidades-que-tudo-determinam e que muitos chamam de Deus, não existem. Eu diria que não há justificação científica para o argumento de que o conhecimento científico mostra que o ateísmo é a via mais fiável para chegar à Verdade sobre a realidade do mundo. O que há é uma opção filosófica de vida.

Qual o papel da ciência neste diálogo com a fé. Aprofundá-la. Por isso uma pessoa sensível à religião deveria interessar-se por ciência e não ter medo da forma como descreve a história que se desenrola em nosso torno. O facto de descrever o mundo que nos pode levar a fazer uma experiência profunda da presença de Deus, não extrai o aspeto contemplativo a isso associado. Muito pelo contrário. Ao estudar o comportamento hidrodinâmico do impacto de gotas em superfícies, ou filme de líquido, apercebi-me como da interação entre gotas podem emergir estrutura hidrodinâmica que não surgiriam caso não houvesse interação. Isso mostra como é importante ter em conta a interação entre elementos para os descrever com maior precisão. Não é assim connosco e com o mundo? Sem interação entre as pessoas, vivemos num mundo isolado. Sem interação com o mundo, corremos o risco que começar a duvidar da nossa própria existência. A interação traz complexidade ao estudo do comportamento do impacto das gotas, traz complexidade à nossa vida quando interagir com o outro custa, mas sem interação não haveria espaço para a novidade que dessa pode emergir.

Em suma, se és crente, quando um ateu perante ti se apropria da ciência para justificar a sua "crença ateísta", não percas a oportunidade de lhe chamar a atenção de que a ciência é para muitos uma via para a contemplação de Deus. Não é por ti, mas por amor a ele. Cada ser humano faz na vida o seu caminho e não há nada pior do que fechar a nossa mente ao desconhecido com certezas que um dia mudam porque a ciência não é uma via de conhecimento estática, mas dinâmica. Talvez não conheçam o que se passa no meio científico, mas a expressão que faz os cientistas verdadeiramente felizes é quando lhes perguntam alguma coisa que têm de responder "não sei". Isso significa que há caminhos ainda a percorrer e não há nada mais entusiasmante do que isso …

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s