Cultura do Encontro para ir ao encontro da cultura

NewImageOntem (16 de novembro 2013) participei no 1º encontro da Comissão Nacional de Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) onde esteve connosco também o Patriarca D. Manuel Clemente. Partilho-vos o que sublinhei e que ideias me suscitaram neste encontro.

É importante recuperar o pessoal e o relacional sobre os quais podem assentar um renovado encontro da Igreja Católica com o mundo contemporâneo. Isso evidencia como são essenciais os relacionamentos que estabelecemos, e como esses deveriam ser reflexo da vida na Trindade, de tal modo que pudéssemos afirmar “Assim na terra, como na Trindade”.

Na história do povo Cristão, sobretudo pela Sagrada Escritura, verificamos como Deus vai sempre ao encontro do ser humano. A sua expressão mais elevada é mesmo Jesus, incarnação de Deus, face visível de um Deus invisível. Logo, quando afirmamos – com S. João – que Deus é Amor, não poderíamos também afirmar que Jesus é encontro? E se assim for, o que poderíamos dizer sobre o Espírito Santo?

Sabendo que unidade e comunhão estão radicados em Cristo e que deviam espelhar a nossa identidade Cristã, revelam também que a nossa missão é o outro, sobretudo aquele que não conhece o que nos move. Por um lado, poderíamos dizer que estamos no mundo para o último que conhece a Cristo, em direção do qual vamos ao encontro. Logo, se vamos ao encontro do outro, e existem tantos “outro”, isso faz da Igreja – como disse D. Manuel – uma cadeia de encontros.

Se transportarmos isto para o diálogo no âmbito da interação entre ciência e fé, na relação entre crentes e não-crentes, não deverá ser diferente. 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s