Correndo juntos

Este é um excerto de uma notícia que li e que vos partilho. 

Naturalmente que a investigação científica não fecha a porta ao olhar – e às respostas – do homem de fé.

O nível científico, o nível filosófico e o nível teológico correm em paralelo. Pode ser-se, seguramente, uma pessoa de ciência, fazer ciência ao mais alto nível, sem que isto, necessariamente, coloque em crise as suas convicções religiosas.

Com efeito, muitas vezes é fácil que uma pessoa de fé encontre confirmações a posteriori de sua fé. A existência de um mundo que é racional, que é explicável com as leis da matemática, não está em desacordo com a ideia de que há um Deus benevolente, um Deus de amor que criou este universo. Desta forma, o facto que é racional demonstra posteriormente que este amor concretiza-se num universo que é harmonioso e perfeito.»

Para Michelina Tenace, diretora do Departamento de Teologia Fundamental da Universidade Gregoriana, «tanto a ciência como a teologia procuram dar uma explicação, uma interpretação, e procuram chegar a uma verdade».

«Qual é a afirmação importante? Que nenhuma verdade, se é verdade, exclui a outra. O interesse comum, portanto, é descobrir como este mundo pode responder à vida, permitir a vida, melhorar a vida: é uma procura comum ao teólogo, ao filósofo e ao cientista», acrescentou.”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s