Pensar a Fé e a Razão com Manuel Costa Freitas (1928-2010)

A 2 de Janeiro faleceu o padre Franciscano Manuel Costa Freitas cujo sentido de humor inteligente o levava a provocar os seus alunos dizendo que rezava ao “São Nietzsche” :). Foi ele o coordenador do primeiro volume editado pela Verbo da Enciclopédia Interdisciplinar de Ciência e Fé que fica agora com um fim indeterminado e cuja homenagem será realizada no dia 6 de Maio em Lisboa no Centro Cultural Franciscano (Largo da Luz, 11), pelas 21h00, com entrada livre. Vale a pena participar para conhecer melhor este pensador contemporâneo. 
Partilho um texto dele disponível on-line, mas que coloquei em formato PDF com a perspectiva da fides quarens intellectum em Santo Agostinho, depois da intellectus quarens fidem explorada por Lonergan.
“Razão e fé no pensamento de Santo Agostinho”
Manuel da Costa Freitas in Didaskalia, fasc. 1 e 2 (1999)

Alguns excertos …

“Agostinho, preocupado com a vida real e concreta, mais do que em manter separadas dimensões que sabe serem diferentes – razão e fé, filosofia e teologia -, procura servir-se delas simultaneamente, como de instrumentos complementares e integrantes, na busca permanente da Verdade e da Vida, seja, do Deus Único e Necessário.”

“Observa-se, deste modo, entre as duas partes [Fé e Razão] uma consequencialidade lógica e estrutural de mútua ou recíproca potenciação, a convergir numa única e mesma finalidade cumulativa – a de conhecer definitivamente aquilo em que por fé se acredita.”


“A fé é certamente um conhecimento, mas um conhecimento muito imperfeito. Ora nós desejamos conhecer e compreender aquilo em que acreditamos.”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s